Em entrevista recente ao Game Informer o produtor de Bokujō Monogatari, Yoshifumi Hashimoto, fala mais a respeito de Story of Seasons, criação de personagens, tecnologia na série e do processo de localização do jogo, feito pela nova editora da série no Ocidente, Xseed Games. Segue abaixo a entrevista traduzida.
Game Informer: A mudança de nome para Story of Seasons é unicamente para o Ocidente. Esse "novo começo" (em uma região, pelo menos) influencia sua proposta de desenvolvimento de algum modo ? Ou você tratou isso como apenas mais um título Bokujō Monogatari ?
Hashimoto: Nós tratamos este título como qualquer outro jogo Bokujō. Não tem havido grandes mudanças ou influências em nosso processo de design como resultado da mudança de nome, mas estamos gratos como sempre pela oportunidade de entregar uma verdadeira experiência de Bokujō Monogatari para os fãs mais uma vez. E uma coisa positiva desse novo começo foi nossa tentativa de fazer este título ser mais fácil de pegar e jogar, para que então novos jogadores pudessem aproveitar mais, com a adição de dois níveis de dificuldade sendo um dos elementos chave para este fim.
Game Informer: Esta série está disponível para todos os tipos de gamers; essa é uma meta intencional, ou apenas um efeito colateral do estilo de jogo que você quer fazer ?
Hashimoto: Já faz mais de 15 anos desde que lançamos o primeiro Bokujō Monogatari, e muitos dos jogadores que jogaram nessa época tem visto várias mudanças em suas vidas até este ponto, como ter se apaixonado, casado, e tido filhos. Alguns desses fãs de longa data tem dito a nós que agora eles jogam Bokujō com suas crianças. E desde que a fanbase dessa série tem expandido muito desde o primeiro título, sempre tentamos desenvolver nossos jogos para que eles possam ser aproveitados por pessoas de todas as idades.
Game Informer: Jogadores dedicados querem (e esperam) que certas coisas permaneçam consistentes de um título para o próximo. Tenho certeza que você é grato pelos fãs leais, mas essas expectativas vez ou outra o impedem de experimentar novas ideias ou funções ?
Hashimoto: Algumas pessoas de fato perguntam por que nós adicionamos novas funcionalidades a estes jogos, então eu acho que é verdade que não mudar nada pode ser preferível para alguns fãs. Eu só não quero os jogadores gastando seu dinheiro no exato mesmo jogo de novo e de novo, e ficamos felizes quando ouvimos pessoas dizendo coisas como, "Eu não esperava por isso, mas foi muito divertido!". Porém nós certamente não queremos criar jogos que são completamente diferentes de uma interação para outra, porque não é o que a fanbase quer, então tentamos manter um bom balanço entre velho e novo em cada título. E vou dizer, comentários de fãs nunca me impedem de experimentar novas ideias; Na verdade eu realmente aprecio ouvir o que nossa playerbase pensa da série, bom ou ruim.
Game Informer: Muitas das ferramentas que os jogadores usam são de uma era mais arcaica da agricultura. Quais são seus pensamentos a respeito da tecnologia em Bokujō Monogatari ? É conflitante com o tema focado na natureza ?
Hashimoto: Nós na verdade pensamos sobre adicionar tecnologia moderna na série Bokujō Monogatari, mas eu sempre quis os jogadores experienciando o ciclo da vida como as pessoas costumavam
Um tempo atrás, eu estava escutando essa rádio aleatória, e eles estavam falando sobre uma criança que vive na cidade e nunca tinha ido a uma floresta antes. Um dia o inseto do qual ele estava cuidando morreu, e o jeito que ele descreveu isso para sua mãe foi que a "bateria" do inseto tinha morrido.
Histórias como essa me mostram a necessidade de permanecer com uma mensagem mais tradicional nesses jogos, sobre o significado e a natureza da vida.
Game Informer: A inclusão de outros fazendeiros na cidade (e a competição com eles) é uma adição divertida para Story of Seasons. O que inspirou essa nova mecânica ?
Hashimoto: Tentamos adicionar outros fazendeiros e competições de fazenda nesta série várias vezes antes, mas nunca fizemos acontecer pra valer, pois estávamos receosos que poderia tornar o jogo muito complicado para alguns jogadores.
Durante o desenvolvimento de Story of Seasons porém, eu tive uma ideia de como fazer isso, e realmente comecei a planejar como incorporar competição no jogo. A ideia era adicionar um personagem amigável que poderia explicar claramente e naturalmente como esse sistema de competição funciona, então os jogadores não precisariam passar por um longo tutorial e ficarem sobrecarregados de informações inúteis.
Eu também pensei que tendo outros fazendeiros no jogo poderia prover uma oportunidade de mostrar aos jogadores exemplos de bons e não tão bons métodos do que fazer na fazenda.
Game Informer: Por um lado, a série permite o jogador a jogar em seu próprio ritmo. Por outro lado, algumas coisas tem que ser completadas em um cronograma restrito. Durante o desenvolvimento, nunca existiu qualquer preocupação a respeito da pressão que estes elementos talvez coloquem em jogadores que não querem perder nada ?
Hashimoto: Nós nos preocupamos com isso, certamente, mas ainda achamos certo adicionar estes elementos desde que há muitos gamers que não gostariam de jogos que não tem nenhuma restrição ou regras.
Game Informer: Fãs ficam especialmente investidos no aspecto de cortejo/casamento da série. Como você criou a lista de pretendentes disponível em Story of Seasons ?
Hashimoto: Bom, assim como nos títulos anteriores, os personagens foram criados baseados no meu próprio gosto pessoal. Talvez seja porque eu queria criar filmes antes de entrar na indústria dos video games, mas no geral eu realmente gosto de desenvolver personagens. E sempre tento manter um certo balanço; como, se tivemos um personagem agressivo no jogo anterior, nós apresentaríamos um personagem gentil e pacífico no próximo para ajudar a balancear as coisas. Eu sempre tento criar personagens únicos e divertidos para impressionar os jogadores, e sempre espero que os jogadores sintam que não querem parar de jogar porque vieram a realmente gostar de todos os personagens e lugares charmosos que apresentamos a eles.
Game Informer: Parte da diversão de Story of Seasons (e dos jogos anteriores) é conhecer os moradores do vilarejo e conversar com eles todos os dias. Porém, suas histórias só se desenvolvem a partir de eventos; suas conversas do dia-a-dia com eles permacem as mesmas. Para futuros jogos, você vê essas conversações se tornando mais dinâmicas ?
Hashimoto: Ah claro, isso é algo sobre o qual tenho pensado também. Conversação é sempre uma perspectiva complicada em jogos como este, já que os jogadores poderiam esquecer seu principal objetivo e deveres na fazenda se os diálogos mudassem com muita frequência. Mas se posso criar diálogos divertidos e dinâmicos junto com uma jogabilidade envolvente, isto seria o ideal, e é por isto que eu vou continuar lutando.
Game Informer: Você teve qualquer oportunidade para fazer ajustes (grandes ou pequenos) em Story of Seasons entre os lançamentos no Japão e na América do Norte ?
Hashimoto: Depois de mudar para uma nova editora e mudar o nome da série para Story of Seasons, nós recebemos várias ideias e opiniões da Xseed Games em como melhorar a experiência de jogabilidade. E como tal, quando começamos a localizar o jogo, da mesma forma começamos a "localizar" nossos pensamentos a respeito da publicação de jogos em todo o mundo.
O sentimento geral da Xseed sobre o jogo era de que não deveríamos mudar nada se isto fosse causar uma séria mudança de paradigma no núcleo da experiência de Bokujō Monogatari, então ao invés disso focamos em menores mudanças de qualidade de vida para o jogo, para ser mais fácil de pegar e jogar. Se você tem quaisquer sugestões ou opiniões sobre Bokujō Monogatari, eu espero que as passe para Xseed. Eu sempre aprecio ouvir feedback dos fãs, e amo quando pessoas compartilham suas diferentes opiniões comigo no trabalho que produzimos.
É claro, recebemos muito feedback, então não podemos garantir que todas as sugestões feitas por fãs vão passar para o próximo título, mas eu amaria continuar desenvolvendo a série Bokujō Monogatari através de seu feedback pelos muitos anos que virão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Não se esqueça de ser moderado e bem disposto.
Agradecemos pela colaboração!