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28 de fevereiro de 2016

Innocent Life: Review


Harvest Moon Innocent Life, ou do título original Shin Bokujou Monogatari: Pure Innocent Life, é mais um jogo da série Harvest Moon da Natsume em conjunto com a ArtePiazza. Foi lançado em 2006 no Japão para Playstation Portable e uma Special Edition para Playstation 2.

Direto ao assunto, uma coisa a esclarecer onde muitos fãs pensam neste Harvest Moon como um Spin off das series anteriores. De fato, ele se passa em um cenário futurista no ano de 2022 (não muito longe não é?) com um enredo que difere do clichê HM do "garoto que herda a fazenda"; além de ter inovado em alguns quesitos, dentre eles: você é capaz de andar de jipe! Ter seu próprio mecanismo de coleta na sua fazenda (adeus Sprites escravos, adeus andar de um lado para outro colhendo TODO o seu campo), mas vamos ao que interessa...

HISTÓRIA


Desta vez [Life], um AUTÔMATO registrado como cidadão em Heartflame Island por seu "Pai", Dr. Hope - recebe a missão de salvar a ilha da ira do Espírito do Fogo. Qual o motivo de tanta raiva a ponto de acabar com tudo em cinzas? Pelo que se vê bem explicito no decorrer do jogo: a ignorância de certas pessoas com a terra em que residem e da qual usufruem, ou seja, a tecnologia se tornou tão cômoda que ninguém mais se importa com o trabalho feito "com as próprias mãos" ou qualquer tipo de esforço; e disso veio o afastamento delas com os Espíritos da terra (Forest Spirits ou como preferir, Harvest Sprites), então eles decidiram selar as terras mais férteis da ilha, na Easter Ruins que é onde você vai trabalhar de agora em diante para apaziguar os espíritos e [aprender a ser humano].

INOVAÇÕES

Não há como contar tudo nos minimos detalhes porque foram MUITAS mudanças, afinal, foi come se o jogo fosse totalmente reformulado, não que tenha mudado o principal que é seu gênero de simulação de fazenda. 

Dentre muitas das mudanças a destacar foi no sistema de plantação com novos crops, nomeações e formas de evoluir as ferramentas, além de um quase complexo sistema de coleta de safra porque para quem ainda não jogou, não viu a tamanho do campo que você vai ter para plantar! Tem muitas outras coisas a citar, então vou listas:

1 - Cenário novo, totalmente moderno e nenhuma relação visível com os jogos anteriores
2 - Novo caráter dos personagens
3 - Um sistema de evolução do seu protagonista
4 - Uso do artifício de máquinas para se locomover e prosperar em sua fazenda
5 - A adição de "dungeons" no jogo nas quais pode minerar e descobrir objetos especiais, em suma, a capacidade de ser um quase Indiana Jones
6 - Ambientação completamente pictoresca, muitas vezes não faz sentido nenhum, nem nas nomeações dos lugares
7 - Novos desafios para o jogador seguindo uma ordem cronológica

(repare o sarcasmo e... uma criança no bar no meio da noite)

Eu não vou entrar em detalhes nisso para não estragar o que muitos que não jogaram anseiam, mas apesar de poucos muitos pontos negativos, estes com certeza compensam

NEGATIVIDADE


Tem algumas coisas que são ruins e que devem tomar nota antes de comprar ou só "perder" seu tempo jogando:

Coisas rotineiras - Fora você ter que cuidar da sua fazenda dia após dia como nos outros harvest moon, os eventos são poucos e as novidades acabam tão rápido quando um piscar de olhos. Então, ou aprendemos a descobrir as coisas devagar, ou nos acostumamos em aguardar ansiosamente pela continuidade da história ou as novidades todo domingo no Senhor Grain...

Gado - Achei um dos pontos mais decepcionantes pois a tecnologia fictícia do jogo tirou toda a magia de cuidar do seu gado. Além disso, você tem poucas opções, não é que nem Harvest Moon A Wonderful Lfe em que você tem umas 4 espécies de vacas... Em resumo, o gado é mais uma graninha do que qualquer outra coisa que tenha significado nos outros HMs, mesmo sendo pratico (se você não tinha paciência para cuidar de animais nos outros títulos que nem eu, pode comemorar)

Bloqueio - É frustrante, porque você só pode fazer as cisas quando é permitido. Como dito no item um, a novidade é boa, mas a espera é terrível principalmente no inicio onde você praticamente termina tudo que tem para fazer às 9:00 AM. Tristemente, as coisas só melhoram do final do summer em diante, mas acredito que para iniciantes a experiência é boa.

Baixa Social - Uma dúvida que surge em muitos jogadores no decorrer do jogo, a questão número 1: É possível casa? A resposta mais direta que posso dar é NÃO. Tanto você não pode se casar quando neste HM não existe o tradicional sistema de Friendship e Love Points, apesar de ter eventos com alguns personagens no decorrer do jogo. Minha opinião é que o jogo pecou nisso, deixando você ter a oportunidade de aprender a ser humano e sentir, mas não de se aprofundar nos [figurantes].

Figurantes - Procurem a definição de figurantes no dicionário e você logo vai entender. A coisa mais chata desse jogo consiste nessa única parte do jogo. O que eu quero dizer? Os personagens falam SEMPRE A MESMA COISA, e não estou brincando porque se você conseguir um dia de sorte que eles comentem algo que você já não ouviu, boa sorte.

Há outras, mas no momento me lembro destas mais marcantes.

VERSÕES (contém spoilers)

Das versões de PSP para PS2 eu encontrei algo do qual se deve notar: o HM IL para PS2 é consideravelmente mais desafiante que o para PSP. O que quero dizer é que eles realmente quiseram dificultar as coisas para o jogador de Playstation 2 e você já vai saber porquê...

Dificuldade aumentada - como diz o ditado em inglês "easy as cake" é o que descreve a versão para PSP enquanto a de PS2 Special Edition oferece uma jogabilidade mais interessante para veteranos da série.

Não era para ser assim - se você está jogando o jogo pela segunda vez e decidiu optar pelo Special Edition do de o cômodo Portable fique sabendo que nem tudo vai estar onde deveria estar como, por exemplo, a localidade das Jewels e quantidade mudam, o preço dos crops mudam

Seu andamento - enquanto na versão Portable você não tinha ideia do que estava fazendo com as coisas inúteis do jogo, a versão para PS2 lhe oferece um dicionário como na maioria dos RPGs em que você tem aquele glossário que agrega à percentagem do jogo, esse é o Liberta's Dictionary

Casar?! - Infelizmente os produtores decidiram pelo final triste e frustrante (a tragedia), mas para nosso consolo [Life] tem um sonho em que obliterativamente é casado com alguém e está vivendo feliz com essa pessoa, masssss, tristemente esse fim deixa a desejar.

No guia desse jogo eu irei disponibilizar todas as informações alteradas para a versão de PS2.

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